Informe-se

PIX: Como se proteger e evitar fraudes na ferramenta


Por

15 de junho 2021

A cada dia que passa, mais as transações e compras ocorrem por meios eletrônicos. Tem-se a facilidade, praticidade e segurança na operação (principalmente em tempos de distanciamento social).

Compras, vendas e transferências ocorrem por meio de um clique, de forma rápida e, em sua maioria, sem custos adicionais.

A ferramenta mais utilizada nos últimos meses é o “PIX”, um meio de pagamento, lançado oficialmente no Brasil em 05 de outubro de 2020, mas com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.

O PIX faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), o qual fora estabelecido pelo Comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de 2018 do Banco Central do Brasil (BACEN) e atualizado pelo Comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019.

Por se tratar de um meio de pagamento instantâneo, o PIX acelera a digitalização do pagamento e liberação do crédito em seu destino, o que se mostra de grande importância em tempos de pandemia, haja vista que se busca agilizar tudo o que se pode do sofá de casa.

Porém, a facilidade e agilidade deste meio de pagamento, nos remete à questão de segurança, pois após a finalização da operação, em questão de segundos, os valores estarão em poder do favorecido.

As formas de transações por PIX podem ocorrer por meio de:

  • Informação da CHAVE (CPF; TELEFONE; E-MAIL);
  • QR Code Dinâmico – uso exclusivo para cada transação;
  • QR Code Estático – uso em múltiplas operações;
  • Para pagamentos, por meio de PIX copia e cola (por meio da geração de um código Dinâmico válido para uma única transação).

Visando a segurança e evitar incidência de Fraudes, segue importantes DICAS a serem sempre observadas ANTES de finalizar a operação:

  1.  Ao cadastrar sua CHAVE PIX use diretamente os aplicativos de sua Instituição Bancária;
  2.  Ao fazer uma transação certifique-se da precisão dos dados (chaves ou dados bancários) inseridos no momento operação bancária;
  3.  Faça a conferência do DESTINATÁRIO antes de inserir sua senha e finalizar a transação;
  4.  Não faça um PIX por meio de clique em links recebidos por WhatsApp ou SMS ou E-Mail; sempre proceda com a transação por meio do Aplicativo de sua Instituição.

Cuidados básicos que protegerão seus dados bancários e lhe dará maior segurança.

Compartilhe

Posts Relacionados

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos