Informe-se

Dia Internacional dos Povos Indígenas


Por

09 de agosto 2023

Autora: Maria Ozorio

Pelo direito à autonomia na organização social, respeito aos seus costumes, línguas, crenças e tradições, e direitos originários sobre suas terras.

Desde 1995, no dia 09 de agosto, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para assegurar que os povos indígenas em todo o mundo tenham condições de existência minimamente dignas. A data também busca destacar a necessidade de combater o preconceito e as diversas formas de violência que continuam a afetar os povos indígenas nos dias atuais.

Afinal, quem são os Povos Indígenas?

Segundo definição técnica da ONU, em 1986, povos indígenas são aqueles que possuem uma linha história ininterrupta que precede à invasão e colonização. Eles se reconhecem como distintos de outros segmentos da sociedade e estão empenhados em preservar, expandir e transmitir às próximas gerações tanto seus territórios ancestrais quanto sua identidade étnica, como base para sua existência continuada como grupo étnico, em concordância com seus próprios padrões culturais, instituições sociais e sistemas jurídicos.

Principais Desafios

De acordo com o último censo do IBGE, no Brasil, mais de 315 mil indígenas moram em centros urbanos, representando 49% da população indígena do país. Embora tenham buscado melhores condições de vida nas cidades, a maioria vive na pobreza, enfrenta dificuldades de conseguir emprego, ter acesso à educação e de se envolver de forma plena na sociedade. Além disso, o acesso à saúde é limitado devido à discriminação por parte dos profissionais de saúde. Ainda, a mudança para ambientes urbanos pode levar à perda identidade cultural, devido à influência predominante da cultura urbana.

Compartilhe

Posts Relacionados

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos