Informe-se

Você sabe o que significa ESG, e qual a sua importância?


Por

22 de março 2023

Por Breno Paiva Penteado

ESG (Environmental, Social, and Governance) é um termo que se refere a um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas devem considerar ao tomar decisões de negócios. Esses critérios são usados para avaliar o desempenho da empresa em relação a questões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Apesar de ter ganhado notoriedade nos últimos anos, o termo ESG foi criado em 2004 em uma publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas e instituições financeiras, chamada Who Cares Wins (Ganha quem se importa).

Desde então, o ESG tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, uma vez que os investidores e clientes B2B estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental e social nas empresas em que investem ou possuem negócios. As Cias que incorporam práticas ESG em suas operações estão se posicionando como líderes em seus segmentos, e essa abordagem pode trazer uma infinidade de benefícios, dentre os quais podemos destacar:

  • Atração de investidores: Os investidores, cada vez mais procurando empresas que sejam responsáveis social e ambientalmente, e que adotem práticas de governança transparentes e éticas. As empresas que possuem práticas ESG bem protegidas tendem a atrair mais investidores e o que pode refletir em um desempenho financeiro melhor a longo prazo.
  • Aumento da eficiência: As empresas que adotam práticas ESG tendem a ser mais eficientes do ponto de vista operacional. Ao adotar medidas para reduzir o consumo de energia e água, bem como os resíduos produzidos, pois as empresas podem economizar dinheiro a longo prazo.
  • Gerenciamento de riscos: As empresas que levam em consideração os critérios ESG estão em uma posição melhor para gerenciar riscos. Ao considerar os impactos ambientais e sociais de suas operações, as empresas podem identificar e gerenciar riscos potenciais, como multas regulatórias, processos judiciais ou danos indiretos.
  • Fortalecimento da marca: As empresas que são vistas como líderes em questões ESG podem fortalecer sua marca e aumentar a lealdade dos clientes. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental e social das empresas em que compram, e estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que são produzidos de forma sustentável.
  • Atração de talentos: As empresas que possuem práticas ESG bem protegidas podem atrair e reter funcionários talentosos e motivados. Os funcionários estão cada vez mais procurando empresas que cultivem seus valores pessoais e estão dispostos a trabalhar para empresas que são responsáveis social e ambientalmente.

Em resumo, o ESG se tornou um conjunto de importantes critérios para avaliar a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas. As empresas que adotam práticas ESG bem protegidas podem se posicionar como líderes, consideradas responsáveis pelos consumidores, colhendo benefícios em termos de atrair investidores, aumentar a eficiência operacional, gerenciar projetos, fortalecer a marca e retendo talentos.

Compartilhe

Posts Relacionados

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos