Informe-se

Celebrando a Diversidade: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a importância da inclusão social


Por

03 de dezembro 2023

Autora: Esther Caroline Brandão

Comemora-se no dia 03 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data em que se busca ampliar a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 03 de dezembro de 1992, objetivando conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas portadoras de alguma deficiência; garantindo a essas pessoas inclusão e acessibilidade.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.

Conforme consta do Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de uma atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; podendo ser classificadas como física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Mas o motivo da data e o que deve ser refletido sempre, é buscar a compreensão de que uma pessoa portadora de deficiência detém direitos e garantias de proteção e acessibilidade, bem como, a plena inclusão na Sociedade, podendo desfrutar de convívio, lazer, educação e inclusão ao mercado de trabalho.

A inclusão e acessibilidade são direitos humanos fundamentais que visam garantir a participação plena e igualitária de todas as pessoas na sociedade, sem distinção ou obstáculos.

Independente da limitação que afete uma pessoa, ela tem o direito de participar de forma plena da vida em Sociedade, sem restrição de lugar e sem qualquer impedimento. E garantir que isso seja uma verdade em nosso meio, é dever de todos.

Todo ser humano carrega em si um potencial único, o qual não deve ser colocado de lado diante de nenhum tipo de limitação, sendo dever de todos, garantir o amplo acesso de todas as pessoas, a um convívio social profícuo e pleno.

Compartilhe

Posts Relacionados

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos