Informe-se

Introdução às Legal Operations no Contencioso de Massa – Explorando como as práticas de Legal Operations podem melhorar a eficiência e a gestão de casos em grande escala


Por

29 de agosto 2023

Autora: Camila Rovere

No atual mercado jurídico, seja em departamentos internos, judiciário, escritórios, lawtechs e legaltechs, quando o assunto é contencioso de massa, ou em outros termos, processos repetitivos ou em grande escala, é preciso falar de gestão jurídica.

O bom resultado na condução de uma grande carteira de processos, com volume de casos, exige excelente capacidade de gestão. E esse não é um tema novo. Inciativas que buscam formas de aumentar eficiência e eficácia são aplicadas em departamentos e bancas jurídicas a algum tempo. No entanto, a popularidade do tão moderno termo Legal Operations, Legal Ops ou Operações Legais, sim, essa é nova.

Não há um conceito fechado ou definitivo, existem várias ideias sobre o que é Legal Operations, inclusive, a depender da realidade do escritório ou departamento jurídico, serão diversos. Entretanto, o objetivo é o mesmo, trazer mais eficiência para a necessária gestão jurídica.

O Legal Ops é uma estrutura de trabalho que une áreas e profissionais multidisciplinares com a finalidade de auxiliar em todos os processos da operação jurídica, unindo tecnologia, metodologias e ferramentas, para o auxílio nas rotinas operacionais e administrativas. A fim de trazer evolução para o departamento jurídico e escritórios de advocacia. E por evolução, entende-se desenvolvimento da capacidade de trazer mais e melhores resultados, de forma rápida e menos custosa possível.

Segundo Patricia Ellias, “Implementar uma gestão jurídica ainda mais eficiente requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem estratégica, e Legal Ops é a área que leva uma metodologia que visa melhorar a eficiência e eficácia das operações jurídicas, utilizando técnicas e tecnologias modernas de gestão de projetos e processos”.

Os conceitos de LegalOps e a ideia de como ele se aplica ao contencioso de massa já não são algo distante ou abstrato, a necessidade de trazer bons resultados é uma realidade em qualquer negócio e está cada vez mais presente no mundo do Direito.

Não obstante, não é do dia para a noite que o LegalOps melhora a eficiência na gestão jurídica. A real prática de Operações Legais envolve conhecimento e aprimoramento de fluxos de trabalho, Bussiness Inteligence, tecnologia aplicada ao direito, gestão de conhecimento, treinamento de pessoas, planejamento estratégico, pilares que são construídos e fortalecidos com muito trabalho. É preciso ter cultura de Operações Legais.

A cultura sendo trabalhada e estabelecida, é possível falar de termos mais práticos, como operações legais pode cumprir sua promessa de aumentar eficiência.

As tarefas do dia a dia de uma operação jurídica nem sempre possuem relação com o conteúdo da faculdade de Direito. A qualidade jurídica deve ser irrefutável, mas trabalhar com o volume exige gerenciamento de tarefas, capacidade analítica, imputação, controle e correspondência de dados, uso de automações para substituição as tarefas repetitivas, provisionamento, atualização de cálculos, entre outras atividades que sem o uso de tecnologia seriam mais morosas e talvez até impossíveis.

Conhecendo profundamente o que ocorre na operação, dores e necessidades, conhecendo os produtos e ferramentas a disposição, o Legal Ops trabalha em colaboração com todos os setores necessários para a melhoria continua, carteiras jurídicas, TI, RH, Diretoria. Provocando treinamentos, revisão de fluxos e desenvolvimentos tecnológicos com o propósito de viabilizar cada dia mais o sucesso do negócio.

Com um setor de conhecimento e competências multidisciplinares, voltado prioritariamente na busca constante de melhorias para uma operação otimizada e segura, o jurídico passa a ter mais tempo para focar no processual, na confecção de bons acordos, na atuação na causa raiz junto ao seu cliente, buscando reais possibilidades e oportunidades jurídicas, fazendo do escritório um real parceiro de negócio do cliente.

Compartilhe

Posts Relacionados

Newsletter

Assine e receba nossas atualizações e conteúdos ricos exclusivos